terça-feira, setembro 27

MATEADA SEMANA FARROUPILHA






SALIS REALIZA CONFRATERNIZAÇÃO PARA REVERENCIAR TRADIÇÃO GAÚCHA


No mês em que se comemora a data máxima dos gaúchos, a Escola de Ensino Fundamental Salis Goulart realizou confraternização para celebrar as tradições do Estado e auxiliar os alunos a conhecer melhor a história do Rio Grande do Sul. Exposição de trabalhos confeccionados pelos estudantes e mostra de objetos antigos integraram a programação, embalada por músicas gaúchas e regada a chimarrão e churrasco.
Desde o início de Setembro o tema das tradições gaúchas teve destaque durante as aulas ministradas na escola. Pilchas, comidas típicas, literatura e a história da Revolução Farroupilha estiveram entre os assuntos abordados. “As temáticas foram elaboradas de acordo com a idade e a série. Com os alunos do Pré e 1º ano adotamos uma linguagem mais lúdica para facilitar a compreensão e a aprendizagem”, explicou a vice-diretora, Rita Ariane Lopes.
Batizado como “Cantinho do Gaúcho”, um espaço foi decorado com objetos como cangalha (forquilha de madeira utilizada no pescoço de animais para evitar que passem pelo vão de cercas), lampiões movidos a querosene e bilboquê (brinquedo antigo composto por uma esfera de madeira com orifício central, presa por uma corda em uma espécie de suporte). O local chamou a atenção dos alunos, com idades entre cinco e 12 anos. “Foi uma integração de gerações. As crianças ficaram muito curiosas sobre a forma como as pessoas viviam, sem energia elétrica, televisor, vídeo-game. E ao mesmo tempo se mostraram encantadas com brinquedos e objetos da época”, relatou a vice-diretora.
No espaço do chimarrão foram expostos o Mate Amargo, Poço, Ponte, Tradicional, Invertido, Formigueiro, Da Praia e China Pobre. Apetrechos diferenciados, como cuia de cristal e bomba de bambu, chamaram a atenção. “Entre os 36 tipos que existem, escolhemos oito para apresentar”,explicou a professora Gabriela Pereira, responsável por organizar a exposição.
Outro destaque foi para a confecção da bandeira do Rio Grande do Sul, a partir de papel crepom. O trabalho foi realizado pelos alunos do Projeto Amigos do Saber, que atende a pessoas com deficiência, com idades entre 14 e 40 anos.