quinta-feira, abril 30

Criando o meu cordel - turma 4ª série

Atividade de sala de aula relaizado na disciplina de Produção textual.

Cordel é um tipo de literatura popular escrita em forma de versos e com rimas, são pendurados em cordas ou barbantes em feiras e nas ruas. No Nordeste do Brasil, herdamos o nome (embora o povo chame esta manifestação de folheto), mas a tradição do barbante não perpetuou. Ou seja, o folheto brasileiro poderia ou não estar exposto em barbantes. São escritos em forma rimada e alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, o mesmo estilo de gravura usado nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.





Cordel de Victória



O meu nome é Victória
Vivo sempre a cantar
E cantando sempre vou estar
Eu não paro de estudar
Eu adoro minha escola
Sempre nela vou estar
Sempre mexo no computador
No MSN vou estar
Com as minhas amigas a falar
Victória Abreu da Silva



Meu cordel



Sou gaúcha de Pelotas
Me chamo Bruna
Nasci em novembro dia 11
Eu adro estudar e brincar
De bichinhos de estimação pode apostar
Tenho muitas amigos e com elas sempre vou estar
Minha cor favorita é o lilás
Mas também gosto de rosa e branco
Mas prefiro misturar
Gosto de assistir tv
E mexer no pc.
Bruna