sexta-feira, novembro 11

VISITA FEIRA CONHECIMENTO ALBERT COLÉGIO




Aprender mais a respeito da história de Pelotas, a partir das explicações de outros estudantes sobre temas como iluminação pública, prédios históricos, agricultura, fauna, uso racional e aproveitamento da água, lixo e saneamento, os tradicionais doces da cidade, literatura e música, roupas e até da paixão local pelo futebol. Esse foi o objetivo da visita feita por alunos do 4º Ano e 5ª Série do Ensino Fundamental da Escola Salis Goulart à Mostra de Projetos do Albert Colégio de Ensino Médio e de Educação de Jovens e Adultos, que neste ano abordou o tema dos 200 anos de aniversário do município.
De um lado estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, com idades entre 14 anos e 17 anos, responsáveis pela Mostra e prontos para responder a respeito dos trabalhos. De outro, alunos do 4º Ano e 5º Série do Ensino Fundamental, com faixa etária entre 9 anos e 13 anos, curiosos e ávidos para conhecer em detalhes as apresentações.
Maquetes, roupas, instrumentos musicais, fotografias, condutores elétricos, lâmpadas, computadores, exposição de sementes e de objetos utilizados na agricultura familiar estiveram entre os instrumentos usados pelos alunos para apresentar os trabalhos. “Nossa mostra faz parte do currículo da escola e ocorre anualmente, aberta a visitação de todos”, destacou a vice-diretora do Albert Colégio, Josiane Soares Costa.
Munidos de cadernos e canetas para anotações, com olhar atento e admirado, os alunos do Salis não pouparam perguntas. Indagações como o tempo gasto para confeccionar maquetes e outros instrumentos, o tipo de material utilizado e os assuntos abordados em cada tema. “No retorno à escola vão apresentar um relatório sobre no mínimo dois dos trabalhos que viram e mais gostaram”, explicou a vice-diretora do Salis Goulart, Rita Ariane Lopes.
Para os estudantes do Salis, realizar a visita ao outro educandário teve objetivo pedagógico e também de integração.“Como no próximo ano comemoraremos os 200 anos do município é uma forma de aproximar mais os nossos alunos desse tema. Tirá-los da sala de aula e levá-los até uma Mostra como esta ajuda-os a compreender melhor o assunto e oferece a oportunidade de prestigiarem o trabalho de estudantes de outras escolas”, concluiu a vice-diretora.