domingo, julho 3

GINACA DO MEIO AMBIENTE
Salis realiza Gincana do Meio Ambiente
Estimular a prática da educação ambiental por meio de percepções, pesquisas, trabalho de campo e atividades lúdicas. Estes são os principais objetivos da Gincana do Meio Ambiente, promovida pela Escola de Ensino Fundamental Salis Goulart. Quiz (jogo de perguntas e respostas), apresentações teatrais e até um desfile com roupas confeccionadas pelos estudantes a partir de materiais recicláveis integraram as atividades. Distribuição de mudas de árvores e de folhetos educativos em parceria com o Horto Municipal e a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) também fizeram parte da programação.
Estudantes e professores do Pré à 5ª Série do Ensino Fundamental foram divididos em três equipes, identificadas pelas cores da escola (azul, branco e amarelo). “Formamos grupos mistos, com alunos de diversas idades e nível de aprendizado, para facilitar a interação e cooperação”, explicou a diretora do educandário, Camila Chollet.
No jogo de perguntas e respostas as questões abordaram temas como descarte correto do lixo, poluição e importância dos recursos naturais. Com materiais recicláveis, os estudantes confeccionaram roupas e um brinquedo. “Nosso objetivo é estimular a prática da educação ambiental por meio da percepção dos próprios alunos e professores, além de transformá-los em agentes multiplicadores dos cuidados com a natureza”, informou.
Outra atividade repassada aos estudantes foi a de entrevistar uma pessoa acima de 60 anos para saber como era o ambiente na infância, para estabelecer comparação com as profundas mudanças sofridas pela natureza nos últimos anos. Munidos de jornais e revistas, os grupos também elaboraram cartazes com recortes relacionados ao meio ambiente. Com base em músicas atuais, conhecidas pelos estudantes, foram construídas paródias, com letras adaptadas ao tema da gincana.
Ainda, dentro da programação, a escola recebeu a visita ator de teatro e contador de histórias Rogério Rocha, que apresentou o monólogo Barquinho de Papel contra o Pirata do Lixo, inspirada em um texto do agrônomo e ecologista José Antônio Lutzemberger.
Em parceria com a SQA foram distribuídos folhetos explicativos sobre temas como o uso racional da água, reciclagem e arborização. Mudas de árvores de pequeno porte doadas pelo Horto Municipal foram entregues para que os estudantes plantem em casa.
As três equipes foram pontuadas e receberam medalhas de 1º, 2º e 3º lugar. “Todos foram premiados, porque se trata de uma ação educativa e não de estimular competição acirrada”, esclareceu a diretora.