sexta-feira, julho 8

PROJETO AMIGOS DO SABER


oficinas de moda
Usar a moda, arte, cores e imagens como ferramentas para auxiliar no trabalho com autistas e outras pessoas com deficiência. Essa é a proposta da parceria entre o projeto Amigos do Saber, desenvolvido pela Escola de Ensino Fundamental Salis Goulart, e o Curso de Tecnologia em Designer de Moda da Universidade Católica de Pelotas. Mensalmente são realizadas oficinas para ensinar técnicas como pintura, recortes e colagem.
A cada mês é trabalhado um tema diferente. Na oficina de julho foi utilizada a técnica de estêncil, que aproveita a silhueta de desenhos recortados para decorar tecidos, paredes e objetos, permitindo que a tinta atinja apenas a área delimitada. Foram pintadas sacolas de tecido, para substituir as de plástico, usadas no transporte de compras de supermercados e de feiras, que são de difícil degradação e nocivas à natureza. “Essa é uma preocupação constante e por isso abordamos a temática do meio ambiente de forma permanente”, explica a coordenadora do Projeto Amigos do Saber, Andrea Fonseca Oliveira.
Dedicação, paciência e perseverança são ingredientes indispensáveis para o trabalho. Em alguns casos, progressos aparentemente simples como permanecer em sala de aula e interagir com o grupo são motivos de comemoração. “Imagens e cores chamam muito a atenção, principalmente dos autistas”, relata Andrea.
Além dos alunos do projeto Amigos do Saber, a parceria beneficia também os acadêmicos que participam das oficinas. “Esta atividade faz parte do projeto Guarda Chuva que trabalha o conceito de moda na comunidade. Isso coloca nossos alunos em contato direto com outras realidades”, explica a coordenadora do Curso de Tecnologia em Designer de Moda, da Universidade Católica de Pelotas, Aline Machado.
A proposta das oficinas é de oferecer também uma alternativa de renda às mães dos alunos que participam do projeto. “Além de melhorar a auto-estima, esse trabalho permite que aprendam a técnica e possam utilizar esse aprendizado de forma independente”, relata Andrea.
O projeto Amigos do Saber atende jovens e adultos com deficiência. Um dos principais diferenciais das oficinas pedagógicas, desenvolvidas diariamente, de segunda a quinta-feira, no turno da manhã, é a aceitação de pessoas com idade superior a 18 anos. Atualmente participam alunos com faixa etária entre 11 e 48 anos.