quarta-feira, agosto 31

COMO EDUCAR OS FILHOS NO MUNDO ATUAL


Palestra no Salis Goulart - Apoio Editora FTD

Apontar caminhos para o desafio de educar os filhos em um mundo marcado por vertiginosa velocidade de informação, multiplicidade de estímulos, novas configurações familiares e valores diferentes que tendem a se chocar com os dos pais. Este foi o tema principal da palestra ministrada pelo especialista em Educação e Geografia Humana, Valter Maestro, na Escola de Ensino Fundamental Salis Goulart.
Diante de uma platéia atenta, e por vezes atônita, Maestro, que é pai de seis filhos e possui 15 anos de experiência em Educação, elencou os desafios. “O próprio contexto familiar mudou. Muitas vezes se tem dois pais, duas mães, só o pai ou só a mãe. Isso interfere e cria valores familiares diferentes”, lembrou.
O educador lembra que antes de se espantar com a reação dos filhos é preciso lembrar que crianças tendem a reproduzir o comportamento dos adultos. “Se o pai é machista, grita com a esposa o tempo todo é grande a chance do filho se tornar um machistinha e mandar os outros calarem a boca na escola. Como posso querer que meu filho seja solidário, se no começo do ano dou uma caixa de lápis nova a ele e digo para não emprestar aos coleguinhas?”, questionou.
Maestro lembra que os mesmos pais que querem que o lápis dure o ano inteiro, muitas vezes são os que compram gloss, batom e sutiã para menininhas de cinco anos. “Transformam meninas em pequenas peruas, que estimuladas pela TV e pela música, acabam transando antes dos 15 anos”, lamentou.
De tanto estímulos que recebem, crianças começam a adolescer aos oito anos. “Isso é quase inevitável, hoje. O problema é essa fase durar até os 25 anos”, alertou. A geração atual tem preocupações e receios mais complexos. “Quando pequenos tínhamos medo de personagens folclóricos, como Cuca, Bicho Papão. Nossos filhos têm medo de bala perdida, tem que se preocupar em reciclar lixo. Nascem com a obrigação de salvar o planeta”, comentou.
Dialogar e estabelecer limites na relação com os filhos é fundamental e isso deve ser feito de forma clara. “Explique porque não e também porque sim. Se um dia determinada coisa pode e no outro não, a criança tende a ficar confusa”, ensinou. Com jovens, a ordem é ser paciente e incansável. “Nunca diga que vai falar pela última vez. Adolescente precisa de orientação”, defendeu.
Brincar e cuidar vem em primeiro lugar quando o assunto é criança. “Na fase adulta, se as lembranças forem ruins, seu filho pode se afastar de você, ou se tiver problemas procurar a ajuda de outra pessoa. Tem pais que não querem ter tempo para os filhos”, lamentou.
O desafio das escolas também não é pequeno. “Muitas estão preparadas para um mundo que não existe mais, que se tornou cada vez mais exigente em criatividade, na produção de coisas novas. Escola boa é onde se canta, onde os alunos são felizes. Mas isso é deixado de lado porque muitos pais ainda pensam que o importante é o caderno cheio de conteúdo, com coisas que se pode pesquisar na internet, perguntar ao Google”, criticou.

sábado, julho 16

FESTA CAIPIRA AMIGOS DO SABER


FESTA CAIPIRA ENCERRA SEMESTRE NO SALISUma festa caipira marcou o encerramento das atividades do primeiro semestre letivo na Escola de Ensino Fundamental Salis Goulart. O evento reuniu alunos, pais, professores e funcionários do educandário, que atende a crianças do Pré à 5ª Série, além de jovens e adultos do projeto Amigos do Saber, que oferece oficinas pedagógicas a pessoas com deficiência, com idades entre 11 anos e 48 anos. Apresentações de danças, cantos, escolha do caipira mais popular, casamento na roça e muitas outras brincadeiras integraram a programação.
Os primeiros a se apresentarem foram os alunos do projeto Amigos do Saber. Acompanhados pela professoras de Dança, Cristiane Coelho e de Educação Física, Caroline Magalhães, o grupo cantou e até ensaiou passos de uma coreografia.
Em seguida foi a vez dos alunos do Pré e do 1° Ano cantarem, acompanhados da professora de Música, Jú Vargas e apresentarem danças folclóricas. Na seqüência, o casamento caipira, encenado por alunos do 4° ano e 5ª Série, divertiu a platéia.
Após o casamento na roça, a dança da quadrilha, com a participação de professores, pais e de todos os alunos, encerrou as apresentações. Ao final da festa foram escolhidos e premiados os caipiras mais populares.

QUADRILHA

sexta-feira, julho 8

PROJETO AMIGOS DO SABER


oficinas de moda
Usar a moda, arte, cores e imagens como ferramentas para auxiliar no trabalho com autistas e outras pessoas com deficiência. Essa é a proposta da parceria entre o projeto Amigos do Saber, desenvolvido pela Escola de Ensino Fundamental Salis Goulart, e o Curso de Tecnologia em Designer de Moda da Universidade Católica de Pelotas. Mensalmente são realizadas oficinas para ensinar técnicas como pintura, recortes e colagem.
A cada mês é trabalhado um tema diferente. Na oficina de julho foi utilizada a técnica de estêncil, que aproveita a silhueta de desenhos recortados para decorar tecidos, paredes e objetos, permitindo que a tinta atinja apenas a área delimitada. Foram pintadas sacolas de tecido, para substituir as de plástico, usadas no transporte de compras de supermercados e de feiras, que são de difícil degradação e nocivas à natureza. “Essa é uma preocupação constante e por isso abordamos a temática do meio ambiente de forma permanente”, explica a coordenadora do Projeto Amigos do Saber, Andrea Fonseca Oliveira.
Dedicação, paciência e perseverança são ingredientes indispensáveis para o trabalho. Em alguns casos, progressos aparentemente simples como permanecer em sala de aula e interagir com o grupo são motivos de comemoração. “Imagens e cores chamam muito a atenção, principalmente dos autistas”, relata Andrea.
Além dos alunos do projeto Amigos do Saber, a parceria beneficia também os acadêmicos que participam das oficinas. “Esta atividade faz parte do projeto Guarda Chuva que trabalha o conceito de moda na comunidade. Isso coloca nossos alunos em contato direto com outras realidades”, explica a coordenadora do Curso de Tecnologia em Designer de Moda, da Universidade Católica de Pelotas, Aline Machado.
A proposta das oficinas é de oferecer também uma alternativa de renda às mães dos alunos que participam do projeto. “Além de melhorar a auto-estima, esse trabalho permite que aprendam a técnica e possam utilizar esse aprendizado de forma independente”, relata Andrea.
O projeto Amigos do Saber atende jovens e adultos com deficiência. Um dos principais diferenciais das oficinas pedagógicas, desenvolvidas diariamente, de segunda a quinta-feira, no turno da manhã, é a aceitação de pessoas com idade superior a 18 anos. Atualmente participam alunos com faixa etária entre 11 e 48 anos.

domingo, julho 3

GINACA DO MEIO AMBIENTE
Salis realiza Gincana do Meio Ambiente
Estimular a prática da educação ambiental por meio de percepções, pesquisas, trabalho de campo e atividades lúdicas. Estes são os principais objetivos da Gincana do Meio Ambiente, promovida pela Escola de Ensino Fundamental Salis Goulart. Quiz (jogo de perguntas e respostas), apresentações teatrais e até um desfile com roupas confeccionadas pelos estudantes a partir de materiais recicláveis integraram as atividades. Distribuição de mudas de árvores e de folhetos educativos em parceria com o Horto Municipal e a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) também fizeram parte da programação.
Estudantes e professores do Pré à 5ª Série do Ensino Fundamental foram divididos em três equipes, identificadas pelas cores da escola (azul, branco e amarelo). “Formamos grupos mistos, com alunos de diversas idades e nível de aprendizado, para facilitar a interação e cooperação”, explicou a diretora do educandário, Camila Chollet.
No jogo de perguntas e respostas as questões abordaram temas como descarte correto do lixo, poluição e importância dos recursos naturais. Com materiais recicláveis, os estudantes confeccionaram roupas e um brinquedo. “Nosso objetivo é estimular a prática da educação ambiental por meio da percepção dos próprios alunos e professores, além de transformá-los em agentes multiplicadores dos cuidados com a natureza”, informou.
Outra atividade repassada aos estudantes foi a de entrevistar uma pessoa acima de 60 anos para saber como era o ambiente na infância, para estabelecer comparação com as profundas mudanças sofridas pela natureza nos últimos anos. Munidos de jornais e revistas, os grupos também elaboraram cartazes com recortes relacionados ao meio ambiente. Com base em músicas atuais, conhecidas pelos estudantes, foram construídas paródias, com letras adaptadas ao tema da gincana.
Ainda, dentro da programação, a escola recebeu a visita ator de teatro e contador de histórias Rogério Rocha, que apresentou o monólogo Barquinho de Papel contra o Pirata do Lixo, inspirada em um texto do agrônomo e ecologista José Antônio Lutzemberger.
Em parceria com a SQA foram distribuídos folhetos explicativos sobre temas como o uso racional da água, reciclagem e arborização. Mudas de árvores de pequeno porte doadas pelo Horto Municipal foram entregues para que os estudantes plantem em casa.
As três equipes foram pontuadas e receberam medalhas de 1º, 2º e 3º lugar. “Todos foram premiados, porque se trata de uma ação educativa e não de estimular competição acirrada”, esclareceu a diretora.

Roupas confecionadas por alunos da Pré-escola a 5ª série - Gincana do Meio Ambiente

Brinquedos confeccionados por alunos da Pré-escola a 5ª série - Gincana do Meio Ambiente